Ver Resposta Única
Antigo 04-01-2008, 00:35   #1
Proper

Celular: Motorola Z6
Operadora: TIM
ID do Usuário: 38413
Agradecido(a) 0 vezes em 0 mensagens
Padrão [REVIEW]Motorola ROKR Z6

Olá, amigos.

Bom, este é meu primeiro review por aqui, desta feita do Motorola ROKR Z6 que comprei há quase 3 semanas. E assim como eu, deve existir pessoas que vão atrás de análises antes de comprar um produto, e infelizmente para este aparelho são bem escassos, pelo menos quando falamos dos "amadores". E antes de falar do review propriamente dito, gostaria de contar uma breve estória, na verdade são os motivos que me levaram a escolher por este modelo.

Há 5 meses atrás eu vendi para um amigo o Sony Ericsson W810 que tinha há apenas 3 semanas, trocado pelo fabricante em substituição a um outro Sony Ericsson que possuia, um W800 que tinha dado defeito (na verdade eu "destrui" o celular, mas essa é outra estória). O motivo principal da venda é que queria comprar uma câmera digital, e como já tinha um celular "reserva", o Sony Ericsson Z300i, não pensei duas vezes.

Desde então, tinha vivido tranquilo com um celular simples e uma câmera ditital, mas faltava a parte de música, e neste meio tempo comprei um MP3 Player de 2 GB da Zimo, até razoável, mas muito longe da qualidade que o Walkman do W810 me proporcionava. E com isso, decidi há quase 1 mês me dar um presente de natal, ao comprar um celular caro novamente, e desta vez o ponto de partida era a parte de música, já que a câmera ficaria em segundo plano, diferente de quando comprei o W810 com esta intenção.

Fui a caça, pesquisei características, preços, reviews, etc. e no final os escolhidos saíriam entre o W580, W610 (ambos Sony Ericsson) e o Motorola ROKR Z6. Devo dizer que desde um já antigo K500, minha preferência sempre foi pela Sony Ericsson, principalmente pela sua excelente parte multimídia. Em contra partida, numa ordem de classificação, a Motorola sempre seria a última optada, pois sempre achei que o fabricante americano se preocupa mais com o design, do que com os recursos, sem falar das suas péssimas baterias. Mas confesso que mudei um pouco de opinião ao olhar o Z3 de um amigo, me impressionando a câmera e a construção do aparelho.

No final, o provável escolhido seria o W610, pelo meu costume com celulares de tipo barra, por sair por um ótimo preço (699 reais) e por já ter visto de um amigo, mas como demorei muito a comprar, já tinha acabado no estoque da americanas e saraiva, onde se encontrava em promoção. Com isso me restou apenas o W580 e o Z6, no que escolhi este último, comprado no submarino por R$ 929,00 (com cupom de desconto) e levou 2 dias úteis para chegar. Mas, chega de enrolação e vamos ao que interessa.

MOTOROLA ROKR Z6

Principais características:

- Quad-band (comprei desbloqueado, portanto funciona em qualquer operadora no Brasil, inclusive VIVO);
- 64 MB de memória interna + entrada para cartão microSD com hotswap;
- GPRS Classe 12;
- EDGE Classe 12;
- Bluetooth com A2DP;
- Conexão USB 2.0 através de mini-USB;
- Outras informações aqui.

Bundle:

A caixa é simples, bonita e pequena, de papelão. Um celular deste merecia uma embalagem mais requentada, como do meu antigo Sony Ericsson W800 ou do Morotola E815 que meu irmão tinha. E por dentro, nada demais, com um conteúdo generoso e bem embalado, que contém:

- O aparelho (óbvio!);
- Capa da bateria;
- Bateria;
- Fone de ouvido com fio;
- Fone de ouvido sem fio;
- Cabo de Dados USB;
- Carregador mini-USB;
- Suporte para braço;
- Mini SD de 1 GB e adaptador SD;
- CD e manual de instruções.

É bom ressaltar que o fone de ouvido bluetooth S9 (sem fio) é opcional, no que preferi comprar junto, pela sua qualidade e por sair no mínimo pela metade do valor (200 reais no preço final) se comprado separado (cerca de 400 reais ou mais). E não esperava o suporte para braço, onde provavelmente pouco usarei, mas não deixa de ser interessante.

Design:

Eu já sabia o que esperar, pois havia "destrinchado" o Z3 de um amigo, que é muito parecido. Mas ao ver o Z6, confesso que a parte frontal toda em cromo preto e o tom laranja o tornaram muito mais bonito que o seu irmão menor, na minha opinião. Também cheguei a pegar na mão o W580 em um stand da VIVO aqui em Belém, e também o achei muito bonito, mas não tenho o que me queixar do Z6, prova disso que até o meu pai que torce o nariz para os aparelhos que compro o aprovou. Também conta com a parte traseira emborrachada também em preto, detalhes em laranja atrás do slide e ao redor da lente da câmera, além de dois logos mais abaixo perto do alto-falante multimídia, indicando música e wireless, não deixando dúvidas que se trata de um celular voltado pra entretenimento.

Os botões todos em laranjas são padrões da Motorola, desde o lançamento do V3. Na parte frontal, além dos tradicionais Ligar, Desligar (e ligar o aparelho), D-pad e voltar/apagar, ainda há o botão de música, que foi colocado no lugar de acesso Web que há no Z3. Na lateral esquerda do telefone há o botão de volume, que serve também para navegação entre menus e abaixo dele há um botão de execução ou para acessar o gerenciador de arquivos na tela principal. Na lateral direita há o botão de comando de voz e abaixo para acesso à câmera. Nenhum destes botões podem ser customizados, pelo menos eu não encontrei uma maneira de fazer isso.

A construção é sólida, transmite robustez, com o slide abrindo e fechando de maneira suave. Mas tem dois detalhes negativos que tenho que ressaltar, um deles é a capinha do conector mini-USB me pareceu frágil e na cor preta, o que destoa da lateral em laranja. E o outro é uma folda que existia entre as duas parte dos celular, o que me incomodou profundamente, e lendo um review de um outro usuário em um outro fórum, tinha o mesmo problema, no que imagino ser comum. Mas, não satisfeito, arranjei um solução simples que consistiu em colocar um pequeno pedaço de velcro entre as duas partes, no que eliminou o incomodo e não atrapalhou em nada a sensação de suavidade ao abrir e fechar o slide. Claro que não é a solução mais sensata, visto que seria obrigação do fabricante solucionar isto, mas não ia mandar meu celular de volta para o submarino só por causa de algo que imagino ser "normal".

Solução "tabajara"

Tela:

De 2 polegadas, com resolução de 240x320 e 256 mil cores (como comparação o Z3 tem 176x220 e 1.9 polegadas). Segundo o site mobile-review, é fabricada pela Sharp e é uma das melhores do mercado em definição e brilho, este que aliás tem 6 níveis, mas já no nível 3 (padrão) a tonalidade já é excelente.

Software (sistema operacional):

O da Sony Ericsson eu já sabia o que esperar, largamente usado e personalizado, além de rápido e funcional, tendo o único contra de não exibir duração de chamadas, o que sempre achei o cúmulo, e já tive vários aparelhos da marca. Mas, o do Z6 é diferente da maioria dos celulares fabricados pela Motorola, pois é derivado do kernel do Linux (usado em alguns outros modelos, como o A1200, Z8 e V8), dedicado para mobiles, e como não era de se esperar, é estável e rápido, graças também ao processador ARM 11 @ 628 Mhz que equipa o Z6 (o do Z3 é um ARM 7 @ 67 Mhz...), um dos mais rápidos do mercado, executar aplicações java nele é brincadeira. E para não alongar muito nas funções do S.O., que é comum a todo bom celular (chamadas recentes, contatos, calendário, organizador, gerenciador de arquivo, alarme, java, e-mail, navegador opera, temas, etc), vou citar apenas as funções que mais me chamaram a atenção:

- O menu principal é totalmente personalizável. É possível criar, apagar, renomear, escolher ícones, reordenar, além de sub-menus igualmente personalizáveis;
- O celular é falante! Sim, é possível ativar leitura de voz em português para quase tudo, inclusive contatos, que ficou gozado com nomes que possuem apelidos;
- O comando de voz (botão dedicado na lateral direita) é muito bom. Além de compreender muito bem a fala sem esforço, ainda é possível executar uma série de funções só com a voz, como abrir câmera, abrir configurações, informar data e hora, mandar mensagem, ligar para um contato, etc;

Menu principal já modificado por mim.

Multimídia:

A câmera é de 2 MP, sem muitos ajustes de configuração e sem autofocus e no contexto geral a qualidade é inferior ao do meu antigo W810, com igual resolução. Produz ruídos, mesmo de dia, mas pelo menos é muito melhor do que o Motorola K1 do meu pai e do Shine Slim na minha mãe, ambos também de 2 MP. E como nem os celulares atuais da Sony Ericsson estão produzindo fotos melhores do que o famoso trio K750/W800/W810, vejo que o Z6 não está muito longe da média.

Da esquerda para direita, a noite, com iluminação artificial razoável: foto "normal", foto com flash e foto com flash + modo noturno.

Quanto a gravação de vídeo é em QCIF @ 15 fps, o que é um total absurdo, visto que até o Z3 com um hardware muito inferior grava em CIF, que é muito melhor. Espero que assim como acontece com o Z3 bloqueado pela VIVO, exista "escondido" a gravação em CIF, já que está faltando a qualidade Alta, onde a Média é justamente a QCIF. Pelo menos ele lê vários formatos, até rbmv, com resolução máxima de 240x320 @ 25 fps.

Quanto a parte de música, a principal pra mim, não tenho o que me queixar. Apesar não ter rádio FM (pouco usei no W810), o player de música é muito completo, assim como do Walkman (devendo um pouco na parte do equalizador que tem apenas ajuste espacial e de grave numa escala de 1 à 7). Tem total sincronização com o WMP, organizando por artistas, gênero e albúns, setlist, busca, modoID, exibição de capa do albúm, além de ler vários formatos como ACC, ACC+, wma, real aúdio, etc. O fone de ouvido com fio é bom, mas longe da qualidade do HPM-70 da Sony Ericsson, além do volume máximo ser apenas razoável.

Mas, o fone de ouvido sem fio (S9), o bluetooth, é outro capítulo. Com graves e agudos excelentes, ainda tem controle de volume, avanço, retrocesso, play/pause e de chamada. Aliás, falando em chamadas, o microfone me pareceu bem calibrado, uma pena que neste caso apenas o alto-falante do lado esquerdo funciona.

Clicando aqui vocês podem conferir um excelente review do fone S9 no PalmFórum feito pelo usuário Felps.

Bateria:

A capacidade é de apenas 720 mAh, muito pouco para um aparelho com tantas funções e como era se esperar o resultado é insatisfatório. Como não cheguei a fazer medição sobre isso já que tenho o costume de carregar constantemente, não tenho como precisar a duração, mas ao usá-lo com música e o fone bluetooth, a duração foi de menos de um dia. E quando se trata da Motorola, isto não é surpreendente. Mas, a média gira em torno de 3 dias, não abusando das funções multimídia.

Até meu simples Sony Ericsson Z300i possui uma bateria com maior autonomia, de 900 mAh, usado inclusive no W810.

Conclusão:

Sem dúvida é uma excelente escolha, com custo-benefício melhor do que um dos seus principais concorrentes (Sony Ericsson W580) que tecnicamente é inferior e custa mais caro, além de não possuir alguns recursos simples, como Led/Flash. É um aparelho robusto, estável, rápido e muito bonito, sem dúvida merece a minha recomendação.

Reviews:

PDA Brasil by Sr. Batata
Mobile-review
Mobileburn

Até mais, abraços!

Última edição por Proper; 05-01-2008 às 02:13.
Proper está offline  MASCULINO   Responder com Quote

Bem-vindo ao fOxGSM
Você está visualizando apenas a primeira mensagem desse tópico. Para que você possa visualizar todas as mensagens do forum, favor fazer login ou REGISTRAR-SE.