|
USER QUE JÁ POSTOU
Celular: Nokia 6085
Operadora: CLARO
ID do Usuário: 108575
Agradecido(a) 4 vezes em 2 mensagens
|
REVIEW NOKIA N73 : Peito de aço , queixo de vidro !
Este é o meu primeiro post aqui. Sou conhecido no XXXXXXXX [link retirado], mas aqui não . Espero que gostem ! Abraços
Sympower & Palmforum :
Review Nokia N73 – firmware v3.0705.1.0.31 RM-133 (versão Music Edition )
Dados Técnicos
Nokia N73
GSM bands - 900, 1800, 850, and 1900 MHz Edge, 3G
Categoria Smartphone
Sistema Operacional Symbian OS S60 9.1 3rd EditonSite oficial : http://www.nokia.com.br/nokia/0,8764,98123,00.html
Prefácio
Como substituir o campeão N70? Como competir com em fotografia com a SE ? Como ? Como...
A Nokia achou que o N73 seria uma boa resposta a essas perguntas. E será que foi mesmo? Será que o N73 logrará êxito (eu adoro essa expressão!) no mercado brasileiro? Ele tem características, appeal para tal? Veremos nesse review e nos comentários subseqüentes.
Como podem perceber, já não é este o primeiro review que faço neste formato com essas divisões. Pretendo continuar assim, devido aos elogios que tenho recebido. Obviamente, por ser este um smartphone mais funcional, o review terá mais divisões internas e será mais extenso.
Novamente, a intenção aqui é apontar prós e contras, sempre com bom senso e sem emoção. Ainda nos meus tempos de Palm OS eu usava a seguinte frase na minha assinatura: “Symbian é a resposta ?”. Depende de quem pergunta é a resposta mais correta , hoje.
Bem, temos que dar a palavra a Nokia, não é mesmo? Vejamos o que ela tem que dizer então ! A foto abaixo reproduz parte do folder promocional do N73 no Brasil. O modelo faz uma cara meio dúbia.

Estaria ele pensando: “Uau, que som é esse???” ou “Uau, que som é esse !!!” e segundo exposto no site da Nokia : “Seus melhores momentos não vão te abandonar.” Tudo isso é verdade, fato concreto ou lenda , ficção, conversa pra boi dormir ?
PARTE I
Em primeiro lugar lembremos da data deste review : abril de 07. O boom de vendas do N73 está começando somente agora no Brasil com a sua venda em grandes magazines e em sites seja desbloqueado ou em operadoras como a Claro atrelado a um plano(na data de hoje R$ 599,00 no plano de 200 minutos por R$ 105,00 ao mês).
Lá fora, contudo, já se vai quase um ano desde o aparecimento dos primeiros reviews e o grande equipamento do momento é o poderoso N95. Ou seja, não é mais um lançamento.
De qualquer forma, com suas características poucos são os concorrentes e percebemos, dentro da própria Nokia, uma concorrência com o N80, seu primo mais parrudo, como até temos obervado em alguns posts do Palmforum onde vários participantes ficam em dúvida entre este ou aquele.
O N80 é o faz tudo, mas não brilha em nada. E quando digo não brilha, não levo a uma conclusão de mediocridade. O N80 apenas não se se destaca no mercado em alguma função específica mesmo sendo mais completo do que o N73 se olharmos a questão de especificação de hardware apenas (o N80 tem wifi, por exemplo). Ao contrário do N73, cujo desempenho da câmera é extremamente elogiado e como veremos, comprovado.
Tendo isso posto, chegou a hora de apresentar, caso você ainda não conheça o N73, o nosso revisado do momento. Senhores e Senhores, o Nokia N73!

Para justificar a conversão de horas de trabalho/economia em reais para lucro da Nokia, o N73 te seduz com:
• Radio
• Bluetooth 2.0
• IR
• EDGE
• Sync com Outlook
• USB Mass Storage
• Câmera de 3.2 mpx autofocus Carl Zeis e filmagem em CIF
• Mp3 player
• Dual speakers
• Tela de 2.4”
• Symbian 9.1 3rd Edition
No pacote vem:
• O celular...
• Bateria Li-Ion 1100 mAh (BP-6M ) . 2 horas para carga completa.
• Carregador rápido
• Cartão 512 Mini SD . Menor e mais barato do que MMC´s.
• Cabo de dados CA-53
• Manual
• Guia rápido
• Fone de ouvido estéreo
• Adaptador para carregador
• Strap de couro
• Limpador de tela preto
O que faltou no pacote:
• Protetor de tela
• Bolinha anti-stress com logo da Nokia
• Vale desconto na compra de qualquer produto Nokia
• Adesivo para carro “Eu amo meu Nokia”
• Uma faceplate extra
• Uma case
A Nokia fez um bom pacote para o N73. Em minha opinião, faltou um kit de proteção de tela. Faz falta de verdade. Seria bom proteger a tela de 2.4” assim que ela chegasse.
Na verdade, o N73 até vem com um plástico muito bonzinho protegendo a tela, o problema é que este vem com um “N Series” inscrito como se fosso uma marca d´água .
Atrapalha para ver a tela um pouco. Talvez você o queira manter até comprar uma protetor de tela adequado. Outro item seria um case. Ainda que simples , útil até que se adquirisse outro mais ao gosto do comprador.
Fotos do Unpacking/Unboxing você encontra aos torrents na internet
PARTE II
HARDWARE
Olhando
Não. Ele não é bonito. Tampouco é feio. De qualquer forma essa adjetivação é um tanto quanto subjetiva. O N73 tem o clássico design Nokia em forma de barrinha com cantos arredondados. Um form factor já conhecido do público. Clean, harmonioso, mas sem ser imponente, belo.
Compare com um LG ou até o Samsung D900, por exemplo. O N73 te cativará por muitos motivos, mas não pela beleza. E sinceramente, um smartphone não é exatamente o melhor lugar para se procurar por um design atrativo ou belo. Talvez os novos smarts da LG e da Samsung me desmintam, contudo.
Bem, lembram daquela história da moça prendada ? Pois é , um termo antigo mas que ilustra bem. Se o primeiro elogio que a moça recebia era ser prendada, podia crer que não era bonita . Sem ser machista, aplico para os homens , caso o primeiro elogio fosse “trabalhador” ou “simpático”. Uma volta ao mundo pra dizer apenas que o design é apenas discreto e correto, o que para muitos , é essencial e louvável pois não querem chamar a atenção.
De qualquer forma , acho que a Nokia cometeu um pecado aqui. Vejam a distancia entre a parte debaixo da tela e o início do teclado. Grande não? São exatos 0,6 cm , mais ou menos.
Não consigo entender tal distancia. Isso contribui para um desbalanceamento ou um balanceamento do design por causa da tela grande? Ficaria pior se o smart fosse 0,6 cm mais curto? Do jeito que está, dá até pra bolar um adesivo e colar ali. Ou torcer para os criadores de faceplates serem criativos pra aproveitar o espaço.
Também não gostei do frame prateado em volta das teclas de função. Esse prateado foi repetido no recém lançado N95 e lá o resultado ficou até pior, pois este é maior ainda do que o N73. Não é algo que incomode tanto assim, contudo e vai variar do gosto pessoal de cada um, com certeza.
Em volta da tela há uma pequena protuberância muito bem executada e com excepcional acabamento. Protege a tela e dá um ar retrô ao N73.
Aliás, é preciso elogiar a Nokia pelo acabamento esmerado do N73, que é muito, mas muito bom mesmo. Quanto as cores, um cinza fosco na parte da frente e na traseira muda de acordo com a sua opção.
O modelo avaliado tem uma cor vinho, forte , bem fechado . Diria um Shiraz, complexo, denso e tânico, entenderam?
O N70 era mais ousado e mais bonito. Um N70 com a tela maior e teclas maiores no teclado seria ideal. Comparando um N70 com o N73 parece que houve um retrocesso em termos de estilo, visivelmente. Em termos de acabamento, não. Mas ainda acho a solução do N70 melhor no que diz respeito a proteção da câmera .
Aquele frame em aço escovado do N70 irá fazer falta.

Mas julguem por si próprios. Os já afamados, pra bem ou pra mal, designers da Nokia fizeram um trabalho muito legal.
Sobre o backlight. Nas teclas numéricas e de função a cor é de um azul claro forte, bem visível. As teclas de “Call” e “End” possuem um |