fOxGSM.net Mundo do Cabos
CLASSIFICADOS SHOUT fOx ENCICLOPÉDIA CLUB FOX SYMBIAN Meus Tópicos / Posts
Modo Celular
Voltar   fOxGSM > NOVATOS/REGRAS/AVISOS > QUAL CELULAR COMPRAR?!? > REVIEWS DE CELULARES

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Google  

Meu review do Nokia E62

REVIEWS DE CELULARES

LinkBack Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 31-05-2007, 13:24   #1
Gulster

Celular: Nokia 5300 Xpress Music
Operadora: TIM
ID do Usuário: 77561
Agradecido(a) 0 vezes em 0 mensagens
Padrão Meu review do Nokia E62

Bem, este é meu primeiro review de um equipamento, antes eu costumava fazer apenas reviews ou artigos sobre Linux. Então espero que esteja bom....

Recentemente tive a oportunidade de trocar meu Sony Ericsson P900 por um Nokia E62. Ambos usam sistema Symbian, só que o do E62 é mais moderno: Symbian OS v7.0, UIQ v2.1 UI no P900 contra Symbian OS 9.1, Series 60 UI no E62. Em alguns pontos aqui vou comparar ele com o P900 e também com o Nokia 6600, que foram meus 2 celulares anteriores.

Informações Técnicas:

Nokia E62
Quadriband GSM 850 / GSM 900 / GSM 1800 / GSM 1900
Tela TFT, 16M de cores, 320x240 pixels
Symbian OS 9.1, Series 60 UI, Memória de 80Mb
MiniSD até 2Gb, Hotswap
Processador Texas OMAP 235 MHz

Minhas impressões iniciais:

Para começar o aparelho é grande!!! As medidas são 117 x 69.7 x 14 mm, com 114g de peso! Cerca de 13mm mais largo que o P900, porém ele é 10mm mais fino, o que faz com que ele tenha uma empunhadura muito boa, apesar da largura.

A tela é grande, são 320 x 240 pixels, 58 x 45 mm contra 208 x 320 pixels, 40 x 62 mm do P900 e 176 x 208 pixels, 35 x 41 mm do 6600. Ele é capaz de mostrar até 16 milhões de cores, o que é um convite a usar esse equipamento para visualizar fotos. Só que a tela é orientada em landscape, o que pode ser um problema. Afinal a maior parte dos programas Symbian, feitos para a versão 9.1 tem a tela orientada de modo que a resolução vertical é maior do que a resolução horizontal, justamente o contrário do E62.... E não é normal o programa detectar isso e se auto ajustar. Claro que isso só ocorre com programas que tenham uma formatação específica da tela ou em jogos.....

É uma tela TFT com ótima visualização, principalmente pelo fato da iluminação da tela ser variável, já que ele possui sensor de luminosidade. Em princípio esse sensor serviria para iluminar o teclado, quando em uso em ambientes escuros, mas a impressão que me passa é que a própria iluminação da tela varia de acordo com a iluminação ambiente.

Esteticamente falando o aparelho também é muito bonito, sendo feito de um material que não pude precisar bem qual é, mas parece ser de metal. Eu trabalho em um ambiente com ar-condicionado e costumo deixar ele em cima da minha mesa. Pois bem, quando pego ele depois de algum tempo, ele está simplesmente gelado!!!! Acho que plástico não iria ficar tão frio assim...

Ele tem um teclado completo e, como é a versão da Claro, já vem em pt-BR, possuindo inclusive uma tecla própria para o ç. Tem o conjunto completo de caracteres de um teclado QWERTY, incluindo um bom conjunto de caracteres especiais, que são acessados pela tecla car que fica no canto inferior direito do teclado.

Também tem uma tecla dedicada exclusivamente para se acessar emails. Ou seja: estando com meus dados de email devidamente configurados, basta um toque nessa tecla para acessar o aplicativo correspondente, sendo que o E62 pergunta se voce deseja se conectar ao seu servidor! Claro que, de acordo com seu plano de dados, voce pode ficar conectado permanentemente, que o E62 verifica se novos emails chegam. Se tiver novo email ele te informa, com um toque específico (configurável) e o piscar de uma luz, que fica junto do sensor de iluminação.

Conhecendo o E62:

Para começar, a tela inicial dele:

Bem simples e clean, na minha opinião. Mas é bem assim que prefiro. Apenas com os indicadores padrão de redes, data, hora, os ícones dos aplicativos preferidos e o calendário do dia. Infelizmente não tem como mostrar outras atividades, exceto as do dia mesmo. Isso pelo menos com os programas de calendário originais.

Os aplicativos preferidos podem ser escolhidos dentre todos os programas instalados e até de algumas opções internas deles. Por exemplo, eu posso ter tanto um ícone que me direciona para as mensagens como um ícone que me direciona direto para a caixa de entrada.

No meu caso, os ícones são (pela ordem):

- Calendário
- Mobipocket Reader
- SmartMovie
- LCG Jukebox
- Resco Photo Reader
- LCG X-plore
- Galeria

Sendo que só o Calendário e a Galeria são aplicativos padrão do E62.

Quando se pressiona a tecla de menu, obtem-se a típica grade de ícones (neste celular é em disposição 4x3, devido a tela em landscape):

É claro que essa disposição de ícones não é exatamente a original, está mais ao meu gosto mesmo...

Uma pasta com conteúdo interessante, para meu uso, é a Escritório:

Além dos programas originais, pode-se ver o Mobipocket reader (que eu instalei) e o Adobe Reader, que é padrão do E62, porém está localizado na pasta Instalação, quando se inicia o celular pela primeira vez.

Os outros ícones referem-se aos programas que permitem trabalhar com arquivos do Word (formato .doc), Excel (formato .xls) e PowerPoint (formato .pps), podendo até editar os arquivos, porém limitadamente. Ainda não testei com outros formatos (por exemplo o formato .ppt, para o PowerPoint) mas sei que o aplicativo Documentos não opera corretamente com o formato .rtf.

O aplicativo Exportação de Tela permite exportar a tela do E62 para qualquer dispositivo de apresentação que aceite conexão via Bluetooth.

Já os aplicativos Impressora e Impressora HP eu ainda não usei, então não sei exatamente para o que servem ....

A pasta Jogos originalmente não existe, até por este ser um celular mais voltado para o uso corporativo, mas garanto que qualquer executivo também tem seus momentos de lazer...

No meu caso nos jogos estão instalados apenas os seguintes jogos:

- Superminers
- Diamonds
- Quartz2

Quartz2, o melhor jogo da plataforma!!

Existem muitos outros itens instalados por default no celular, tais como aplicativos para trabalhar com GPS (seja por Bluetooth seja via Rede), com arquivos compactados (no formato .zip, Navegador de Internet, Flash Player entre outros.

Multimedia:

Quanto a parte Multimedia, o que posso dizer ?

Apenas posso informar que, exceto pela falta da câmera, a visualização de imagens e filmes, bem como o áudio são excelentes.
Mas, é claro que nem tudo são flores.....

O player de vídeo padrão ainda é o Real Player. Pelo menos ele é capaz de lidar com os formatos MPEG-4, MP4, 3GP, RV, AAC, AMR e Midi, mas não necessariamente todas as variações desses formatos....

Porém ele conta com um bom player de MP3 e AAC! Com um bom volume de reprodução e contando com equalizador, o player dele dá conta do recado. Mas é interessante a instalação de algum player de terceiros, que aceite pelo menos o formato .ogg. Ainda não achei um player para o formato wma que sirva nele, mas continuo procurando!

Aliás, na parte de áudio, o pequeno alto falante dele é excelente. Alto e com definição de sons bem razoável mas não dispensando o uso de fones para poder ouvir bem as nossas mp3... Pena que o conector do fone é do tipo P1, mas nada que não possa ser contornado com um adaptador!

Para imagens o aplicativo padrão é apenas sofrivel... É possível abrir imagens nos formatos JPG, BMP e GIF, mas não existem opções de edição....

Ou seja: é um celular com excelentes capacidades multimedia (exceto, repito, pela falta de câmera) mas com aplicativos padrões relativamente fracos.... Mas nada que a instalação de programas de terceiros não resolva facilmente!

Coisas interessantes sobre o E62:

O que eu achei mais interessante nesse equipamento é a conectividade com o PC. Ele pode se conectar via cabo USB, Bluetooth ou irDa (infelizmente não temos wi-fi, só o irmão europeu dele, o E61, é que tem...).

Quando se conecta o E62 ao PC, via cabo USB, ele pergunta qual é o modo de conexão desejado: se voce vai usar ele em conjunto com o software Nokia PC Suite ou se vai usar ele apenas como pendrive (nesse caso fica visível apenas o cartão de expansão), como mostra a figura:

Conecta bem rápido ao PC, não importa qual modo se escolha. Só é interessante observar que, se voce optar pelo modo de Transferência de Dados (modo pendrive) o equipamento desabilita o uso como telefone. Nem tente receber ou fazer alguma chamada enquanto estiver nesse modo! Ao se desconectar ele do PC (use a desconexão segura do PC para não danificar o cartão) ele informa que voce já pode desconectar o cabo USB e volta automaticamente para o perfil que estava antes disso.

Ah, sim: o cabo USB é do tipo padrão, USB-miniUSB, que quase toda máquina de fotografia digital usa hoje em dia!!!

Ele é bem leve, apesar do tamanho: são apenas 144 gramas (menos do que as 150 do P900, vem com excelentes 80Mb de memória disponível e aceita cartões MiniSD (estou com um de 512Mb já pensando no de 2Gb...) e tem um recurso altamente interessante (mas que eu ainda não usei): um sintetizador de voz, que é capaz de dizer o nome de quem está te ligando!!!

Ou seja: em condições normais voce poderia escolher um toque específico para cada pessoa na sua lista de contatos. Pode ficar legal se voce tiver poucos contatos. Mas e se voce tiver uns 100 contatos? Vai armazenar 100 toques diferentes (e o que é pior: vai lembrar que toque está associado a qual contato???) ? Não mesmo! Deixa do E62 te dizer o nome da pessoa que está te ligando!!!

Eu ainda poderia escrever bem mais, como por exemplo que voce pode armazenar centenas de contatos, com várias informações diferentes para cada um deles (diversos números de telefone, numero de fax, endereço, chamada de vídeo, foto e por ai vai...), podendo gerenciar esses contatos pelo PC, conectando o E62 ao PC Suite, entre outras coisas, mas vou deixar para voces, futuros donos de um E62, descobrirem!!!

E para encerrar, prós e contras do E62:

Prós:

- Apesar do tamanho, ele tem boa empunhadura e é leve
- A tela é excelente
- A qualidade de voz, durante uma chamada, é ótima
- Muita memória
- Tem Hot-Swap

Contras:

- Não tem câmera (realmente não me faz falta, mas....)
- Não tem Wi-Fi
- Tem Hot-Swap, mas voce tem que remover a tampa da bateria para trocar o cartão...

Conclusão:

É um celular excepcional, para quem precisa trabalhar com muita informação em arquivos no formato office, bem como para todos aqueles que gostem da plataforma Symbian.

Posso dizer que agora vai ficar mais difícil eu trocar de celular com frequencia, mesmo não tendo o perfil de uso ao qual esse equipamento é realmente destinado (executivos e profissionais liberais).
Foi uma troca que realmente valeu a pena !!

Bem, espero que o review esteja ok. Deu trabalho para fazer, ainda mais que fui interrompido a toda hora, por motivos de trabalho....

Abraços a todos!

Editado: No texto, onde se lê LCG Jukebox leia-se WildPalm Pocket Ogg. Acabei descobrindo que este último tem um áudio melhor, com as minhas músicas no formato ogg. Deve ser por causa dos parâmetros que uso para converter as mp3 originais em ogg...
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Responder com Quote

Bem-vindo ao fOxGSM
Você está visualizando apenas a primeira mensagem desse tópico. Para que você possa visualizar todas as mensagens do forum, favor fazer login ou REGISTRAR-SE.

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts