fOxGSM.net Mundo do Cabos
CLASSIFICADOS SHOUT fOx ENCICLOPÉDIA CLUB FOX SYMBIAN Meus Tópicos / Posts
Modo Celular
Voltar   fOxGSM > MARCAS DE CELULARES GSM > SAMSUNG > Série X

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar

Google  

Desbloqueando X150por cabo, a saga...

Série X

LinkBack Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 23-05-2007, 18:05   #1
Preissler

Celular: Samsung SGH-X150C
Operadora: CLARO
ID do Usuário: 63976
Agradecido(a) 0 vezes em 0 mensagens
Padrão Desbloqueando X150por cabo, a saga...

Olá, não sei se é a área certa para postar isso qualquer coisa pode mover.
Aqui descrevo como fiz (adaptei) um cabo de dados USB para o Samsung SGH-X150
para funcionar como cabo de desbloqueio. Celular comprado de um amigo funcionando pela Claro e bloqueado para outras operadoras. (Claro né...)
Comprei um cabo USB de dados para o celular que nada mais é que
um conversor USB para serial.
Esse cabo serve para C200 C400 C406 E320 E351 E351-L E715 S300 X480.
Logo que comprei não consegui instalar os drivers para o conversor, o que
estava no CD enviado não funcionava no XP. Pode ser que outros cabos funcionem automaticamente no XP mas meu Windows eu acabei capando drivers pelo nLite antes de instalar. Achei os drivers na página do fabricante do CI conversor

http://www.prolific.com.tw/eng/downloads.asp?ID=31

Pode ser que outros cabos tenham CIs de outros fabricantes mas mesmo assim fica a dica.

Como o cabo de dados só funciona para dados mesmo, transferência de imagens, sincronismo da agenda e etc. não funciona como cabo de desbloqueio.
Confirmei isso usando o programa Lucifer Samsung v1.02.
Mas como fazer um cabo de unlock/flash?
Vamos lá o primeiro passo foi descobrir a pinagem do conector do celular.
O santo Google me levou até esse site russo:

http://pinouts.ru/

Na procura do site achei o que procurava:

http://pinouts.ru/CellularPhones-P-W...0_pinout.shtml

Ví que o esquema de ligação serve para vários modelos. outros modelos podem ser encontrados na busca do site.

Um pouco abaixo da página a primeira pista, um esquema de ligação cabo
como exemplo. Mas seria mesmo um cabo de unlock???

Acabei chegando em outro site, que mostra link onde comprar cabos desse tipo

http://www.unlocksamsungonline.com/cableselector.php

Encontrado o modelo de celular ví que no fim da descrição do cabo tinha um link interessante:

"Are you interested in making your own cable? Click here"

Cliquei alí e descobrí o esquema do cabo de unlock. Bingo!

http://www.unlocksamsungonline.com/i...700_scheme.gif

Munido das informações que precisava vamos ao próximo passo. Note que não precisa do ICL232 que é um conversor RS232 para TTL serial. O conversor USB do cabo já faz essa conversão e é apenas encontrar que sinais estão presentes em quais pinos do conector do celular (já em TTL).

Sem dó nem piedade resolví abrir o conector do cabo que conecta no celular. Percebí que os pontos de solda do conector são muito pequenos e sensíveis, mas com um pouco de sangue frio e nada para fazer fui em frente.
Baixei um programa de terminal que usa a porta serial para comunicação, mais um multiteste, uma mão firme e por engenharia reversa descobrí a configuração dos fios que estavam ligados no conector do celular

Beleza, agora sei como funciona o tal cabo e ví que realmente é diferente da configuração do cabo de unlock. Respirei fundo, peguei o soldador e mandei bala, dessoldei todos os fios e me ví diante do conbector solto e pronto para receber a nova configuração.
Resolví soldar pedaço de cabo flat de disquete que estava dando sopa no conector para não ficar soldando e dessoldando o conector e evitar que acabe estragando.
Soldei todos os fios (18) para ter mais liberdade nos testes de conexão.
Desculpem minha câmera não faz macro então as fotos saem sem foco, saco....

Como não tava a fim de ligar uma bateria 9V e adicionar um regulador de tensão resolví ligar uma fonte regulável no diodo ligado no pino 5 do conector (vide esquemas), tudo ligado e com o cuidado de curto-circuitar os sinais CTS e RTS do cabo USB liguei no computador, pluguei no celular e abrí o software de unlock (Lucifer). Configurei e cliquei para leitura dos códigos e, surpresa, funcionou. Legal, agora só resta o teste definitivo
cliquei em unlock e sussesso. Mas será que foi desbloqueado?
Coloquei um chip da TIM e realmente tudo funcionou 100%. Depois é só sorrir de felicidade.
Não testei se consigo "flashear" com este cabo ainda porque não encontrei um firmware para ele
ainda, e nem preciso ainda.

Segue umas fotos de como ficou

Algumas observações: O cabo serve para vários modelos de celular, e é possível configurá-lo para usar em outros modelos que usam o mesmo conector mas pinagem diferente.
Tendo o conector e o esquema certos é possível usar em qualquer celular de qualquer marca, usando a porta serial ou o conversor USB/serial.
A configuração de cores dos fios do cabo pode variar.
Uns falam que precisa dos sinais CTS e RTS da porta ligados no celular além dos de dados para poder fazer o flash mas isso não testei ainda.
Você poderá usar o programa de desbloqueio/flash que você prefere que tenha suporte para o seu celular.
Qualquer dúvida estarei disposto a responder se não morrer antes.
Abraços a todos.

Última edição por Preissler; 23-05-2007 às 18:12.
Preissler está offline  MASCULINO  
Digg this Post!Add Post to del.icio.usBookmark Post in TechnoratiFurl this Post!
Responder com Quote

Bem-vindo ao fOxGSM
Você está visualizando apenas a primeira mensagem desse tópico. Para que você possa visualizar todas as mensagens do forum, favor fazer login ou REGISTRAR-SE.

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts