Bom, conforme prometido, estou colocando aqui um passo a passo para que você possa aproveitar nossa língua como ela deve ser: com acentos, cedilhas e tudo mais. Vou guiá-los tomando por base meu CX65, para outros modelos deve ser praticamente a mesma coisa.
Como devem saber, não é possível (de maneira normal) colocar uma palavra acentuada no aparelho, bem como outros que seriam úteis, pelo simples fato deles não aparecerem na tela. Aparecem caracteres de outros idiomas e símbolos que certamente poquíssimos brasileiros usam. Porque? Bom, eu não sei, mas a solução é simples.
Do que você vai precisar:
A)
VKlay 3.3;
B) Um cabo de dados unlock;
C)
Esse arquivo (somente CX65 V50);
D) Saber o modelo e a versão do seu aparelho. Para saber qual modelo e versão do seu aparelho, digite *#06#, tecle "Mais", e verifique essas informações;
E) Acesso ao telefone pelo VKlay. Para obter isso, veja
esse tópico.
Caso precise de mais informações sobre o VKlay, veja
esse tópico. Para solucionar dúvidas sobre cabos, veja
esse aqui.
Vamos lá.
- Se o VKlay não está instalado, instale e configure-o do seu jeito (idiomas, portas, etc...). Execute-o uma vez, e saia do programa;
- (Somente para CX65 V50). Agora, descompacte o arquivo que está no item "C" acima em uma pasta qualquer. Copie os 3 arquivos para a pasta "KeybLay", que está dentro da pasta de instação do VKlay. Geralmente, essa pasta é "C:\Arquivos de programas\Vi-Soft\V_KLay\data\KeybLay";
- Desligue o celular. Plugue-o no cabo, e o mesmo ao PC. Inicie novamente o VKlay;
- Dentro do VKlay, selecione no campo mais acima seu telefone, selecione a porta e velocidade.
- Clique na aba "Layout Do Teclado". Ao lado de "Arquivo INI", selecione o modelo do seu aparelho, e ao lado desse, selecione a FW que você pegou no item "D" acima.
- Repare que a tela agora vai mostrar uns campos para você digitar. Não mexa em nada.
- Os campos correspondem a cada tecla do celular. A parte de baixo é reponsável pelos caracteres minúsculos, e a de cima os maiúsculos.
- As teclas 1, 0 (zero) e asterisco (*) não possuem os dois campos. Isso porque são responsáveis pelos símbolos, e não para mostrar letras.
- Clique no botão "Ler Layout Flash". Se estiver tudo certinho, você verá que o VKlay "puxou" as configurações das teclas do seu aparelho.
- Agora, o mais divertido... coloque os caracteres que quiser para cada tecla! No meu, a disposição das teclas ficou a seguinte:
- (espaço)(enter)1;ªº°\
- ABC2ÁÃÂÀÇ
- DEF3ÉÊ
- GHI4Í
- JKL5
- MNO6ÓÔÕ
- PQRS7
- TUV8ÚÜ
- WXYZ9
- (Zero): .,?!-"0+()@'/:_
- (Asterisco): _;.,?!+-"':*/()$@\&#[]{}%<=>¹²³¼½¾«»©®±÷
- Lembre-se de fazer as alterações nos dois campos, maiúsculos e minúsculos! Confira novamente se está tudo certinho, do jeito que você quer.
- Ao terminar, clique no botão "Escrever Layout Flash". Responda "Sim" a pergunta, e aguarde o VKlay terminar.
- Salve as alterações que fez, clicando no botão com um disquete e um interrogação vermelho, do lado direito do programa.
- Clique no botão vermelho do VKlay, no alto.
- Ligue seu telefone, e aproveite a língua brasileira como ela é.
Mas atenção: os acentos não aparecem em mensagens SMS. Não sei o porque. Mas textos, itens da agenda, organizador e tudo mais está ok.
Caso tenha dúvidas,
use o fórum para esclarecer. Não pergunte por MP ou peça pra adicionar no MSN. O mesmo vale para sugestões, críticas e correções sobre esse tutorial.
Vale lembrar que qualquer alteração desse nível é de sua própria conta e risco. Eu ou qualquer participante do FoxGSM não pode ser responsabilizado por eventuais danos ao aparelho.
Boa sorte a todos!