Pessoal, pra quem conseguiu conectar o
A1200E usando a internet do pc por cabo USB, sabe quanta utilidade isso tem, tanto pra testes quanto pra outras utilidades. Agora esqueça o cabo e pra todos os que choram que o A1200 não tem
Wi-Fi, aqui vai um consolo.
Compartilhando a internet do computador via
Bluetooth com o A1200E:
A título de créditos:
O tutorial a seguir foi obtido de outro fórum que infelizmente não posso divulgar as fontes devido à cláusula 11ª das Regras. O nome do usuário que teve todo o trabalho de traduzir o texto e organizar as fotos e tudo mais é
xxpvxx
O tutorial não é tão básico assim, em alguns pontos você vai ter que se virar por conta própria, principalmente na hora de configurar o BlueSoleil caso sua versão seja diferente da 2.0. Se você não tem o BlueSoleil ainda assim poderá utilizar a dica, mas terá que saber configurar o aplicativo bluetooth que você usa. Além do mais, você vai precisar dos seguintes programas:
AnalogX: servidor proxy extremamente leve que compartilhará a conexão com o A1200. Disponível em
AnalogX Proxy Download
ENet2.0.pkg: precisará ser rodado no A1200 e fará a conexão com o bluetooth do pc
Motovision11.pkg: para os A1200 que não possuem a opção de Rede USB disponível na interface (como no caso do A1200E). O aplicativo ativa a função. Outro modo de ativá-la, segundo
http://www.foxgsm.net/forums/tutoria...-pela-usb.html é plugar o celular no modo MODEM, identificar a porta USB que ele está utilizando, abrir o HyperTerminal (Windows) e digitar o comando
at+mode=13
IVT BlueSoleil: pode ser qualquer versão. O tutorial sugeriu a versão 2.0, porém qualquer outra funciona, basta saber onde estão as opções mencionadas nele (que diferem da versão 2 da versão 5, por exemplo). Disponível em
BlueSoleil, 25 million users’ choice for Bluetooth software, Bluetooth driver,free download
Basicamente pra versão via bluetooth é só isso. Caso alguma coisa dê errado primeiro verifique todos os IPs. Caso ainda não funcione, tente fazer funcionar pelo cabo USB primeiro neste tutorial (não posso divulgar o link devido a cláusula 11ª das Regras do FoxGSM).
Se achar esse tutorial difícil, então siga este de como usar o A1200 como Webcam, pois se trata do mesmo princípio e é muito mais simples.
Nosso A1200: Tutoriais
Feito isso, siga o tutorial em formato DOC anexado. Ele contém muitas imagens explicativas, muito bom.
Por fim, restrinja o AnalogX para dar conexão somente ao celular. No ícone da bandeja do AnalogX, clique uma vez e vá em Configure. Depois localize onde diz Proxy Binding e coloque o IP da interface de rede que o A1200 criou (muito provavelmente 192.168.16.1).
Outro detalhe é que aparentemente o navegador padrão do celular (Opera) não funciona com nenhuma das dicas de compartilhar conexão. Pelo menos no método do cabo USB, ele funciona, mas você tem que esperar alguns minutos pra página abrir (e isso pra cada página), o que torna a navegação inviável. Já no modo bluetooth ele dá um erro de conexão e não funciona mesmo.
Testei 3 navegadores em JAVA: UCWEB, Teashark, OperaMini. O único que funcionou foi o OperaMini, isso porque o Teashark travava logo na inicialização (tela branca, muitos usuários com o mesmo problema, se trata de um problema do programa mesmo), enquanto que o UCWEB dava erro na conexão. Este erro é explicável. O programa provavelmente tentava conexão por HTTP ao invés de Sockets. Se fosse pelo cabo USB, o UCWEB funcionaria, mas não por Bluetooth. No OperaMini, você deve informar qual método de conexão deseja em Configurações. Escolha SOCKET (via bluetooth) e HTTP (via cabo USB).
O OperaMini pode ser baixado neste endereço:
http://www.operamini.com/download/
Testei outros programas J2ME, jogos e aplicativos, e todos funcionaram perfeitamente.
A propósito, eu mandei uma
crítica a respeito desta 11ª cláusula e quando enviei apareceu uma mensagem automática dizendo "sua mensagem foi enviada e estará invisível até ser avalidada pelos administradores". Daí eu me perguntei: "será mesmo que esse fórum FoxGSM é livre como diz ser?". Sinceramente eu espero que sim, já que o Fórum é o que os usuários fazem e não o que ditam alguns poucos.
Senão a gente se muda tudo pra China, vai dar no mesmo.
Fiquem com Deus.
Mensagens somente a respeito do tutorial, por favor!